O MEGA Cash&Carry é um dos maiores distribuidores alimentares em Angola comum a quota de mercado significativa, permitindo-lhe abastecer mais de 5 mil pontos de venda, através dos seus centros de distribuição.

Em 2012 o MEGA decidiu investir 5 milhões de USD para criar uma rede de mini-mercados denominada Bem Me Quer, que hoje conta com perto de 115 lojas em Luanda e em Benguela, aumentando consideravelmente a sua quota de mercado.

Entretanto, ciente dos desafios do mercado de distribuição nacional relativamente ao impacto da queda do poder de compra e do aumento da concorrência, com novas unidades de distribuição cridas ao longo dos últimos 10 anos, sentiram que deviam melhorar a competitividade influenciando a decisão de compra por mecanismos alternativos ao preço.

Insight

Desde os primeiros contactos com o MEGA em 2018, percebemos que se o objectivo estratégico era diversificar os mecanismos para motivar a compra, que não fosse o preço, seria fundamental intensificar o relacionamento com as entidades públicas que imputam no negócio e demonstrar o impacto económico e social, do ponto de vista dos empregos directos e indirectos que cria e a sua capacidade de gestão em termos de distribuição alimentar.

Por outro lado, tradicionalmente, empresas como o MEGA comunicam através de anúncios para comprar e se o MEGA quisesse se distinguir dos seus concorrentes tinha que mudar a forma como comunica com os consumidores, reguladores, entre outros stakeholders, com acções capazes de estimular uma atitude mais positiva em relação ao MEGA, contribuindo igualmente para gerar good will porparte dos media formadores de opinião e sociedade civil, no sentido de facilitarem a representação justa do MEGA em função do seu impacto positivo na vida dos angolanos.

Do ponto de vista da construção do discurso estávamos seguros que devíamos alinha-lo ao discurso político relativamente à necessidade de criação de emprego e da diversificação da economia angolana.

Relativamenteao contexto específico dos media nacionais, já era evidente que muitos enfrentam dificuldades logísticas e estruturais para desenvolver conteúdos de entretenimento. Por isso apostas em apresentar as etapas do concurso como uma oportunidades para os meios usassem os conteúdos para as suas programações habituais.

Desafio

Quando fomos convidados pelo MEGA em 2019 para desenvolver uma proposta de campanha de Relações Públicas para dar visibilidade ao um concurso Jovem Chefe MEGA, percebemos como a abordagem estratégica sugerida durante os primeiros contactos, inspirou a criação do concurso, uma ideia que encadeia várias dimensões entre as quais se destacam preparação para o auto-emprego, o contributo para identificar e reconhecer o talento jovens profissionais, proporcionar recursos financeiros e contextuais para início de carreira, de uma forma geral, o contributo para a elevação da qualidade do profissionais de restaurantes, hotéis e cafés.

O concurso seria realizado em parceria com EHR, Escola de Hotelaria e Restauração, que disponibilizou o espaço para a realização das provas e os concorrentes que eram todos estudantes da escola.

O MEGA ficou com a responsabilidade de produzir o concurso, disponibilizar os produtos necessários para a confecção dos pratos, bem como os prémios para todas as etapas.

À nós foi confiada a responsabilidade de garantir o máximo de visibilidade para o concurso no sentido de destacar o MEGA como parceiro promotor do desenvolvimento de um importante sector da economia angolana. Um sector que precisa de apoio e incentivo mais do que isso de quadros qualificados e bem formados para garantir o serviço de nível mundial.

Estratégia

De modos a alcançar o desiderato de gerar boa vontade da opinião pública e dos decisores que influência o negócio, acorâmos a busca por uma estratégia em dois factores fundamentais:

Engajar os ministérios e institutos de que directa ou indirecta mente tutelam o sector do turismos em momentos chave do concurso como o lançamento e a Gala de premiação.

Criar um sistema de distribuição de conteúdos capaz de estimular os jornalistas a noticiarem a necessidade de desenvolver em todo sector do turismo.

Parceriacom a TPA para fazer das etapas do concurso um programas key foi incluído nagrelha de programação da TPA, canal líder de audiência televisiva decaroço com a Marktest.

Estes vectores constituíram o cerne da estratégia empregue que consegui, no final do projecto, adicionar à mensagem de qualidade dos produtos e gestão visionária, uma mensagem mais institucional e contributo directo par ao desenvolvimento de um importante sector da economia que muito precisa de estímulos e incentivos, o Turismo

 

Fases da Implementação

Evento de lançamento/apresentação do concurso Encontros institucionais
Encontros com os media
Comunicação Etapas
Gala de Premiação

 

Impacto

Os resultados alcançados do ponto de vista mediático motivaram a Administraçãodo MEGA a apostar o concurso e transforma-lo num evento anual, sendo que a TPA já manifestou em continuar a parceria para garantir a transmissão televisivados eventos

O projecto ajudou a demonstrar a força que os conteúdos relevantes têm em termos cimentar as relações com os media. O conteúdos também são fundamentais para nos conectarmos ao publico consumidor fora do âmbito da venda directa.