Corredor do Lobito

O Corredor do Lobito é uma importante e estratégica infra-estrutura projectada para estimular as oportunidades de negócio para pequenas, médias e grandes empresas de Angola e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla em inglês), o impulso que faltava para a dinamização da economia de vários países.

Sendo a via mais curta entre as grandes áreas mineiras da RDC e da Zâmbia, vantagem que levou à construção do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), entre 1902 e 1929, a reabilitação do CFB foi, do lado angolano,um passo de gigante para revitalizar esta dinâmica comercial que deu frutos na época colonial.

Preparado para o desafio da dinamização do comércio na região e sendo mais que desejado, a rentabilização da infra-estrutura era urgente, crucial, como atestavam os especialistas.

Classificado como “prioritário” desde 2012 no Plano Geral de Infra-Estruturas da SADC, o Corredor do Lobito é, segundo esta organização regional, uma peça estratégica para promover a integração dos países da África Austral, reforçar o comércio intra-regional, empoderar as pequenas e médias empresas e promover o melhor acesso a mercados de outros continentes.

Apesar de todo o potencial já reconhecido, faltavam outros investimentos para além dos que Angola já havia feito na reabilitação e criação de condições técnicas. Ciente que de que era necessário o próximo passo, Angola gizou um mega plano para aumentar a visibilidade, relevância da infra-estrutura e cooperação de outros actores internacionais, tendo a comunicação sido uma das peças fundamentais na estratégia.

Desafio
Com um grande investimento de Angola na sua reabilitação e desenvolvimento e com todo o potencial já reconhecido por várias instituições regionais e internacionais, faltava o envolvimento e investimento adicional de outros players para a dinamização do Corredor do Lobito.

Para restabelecer a sua importância estratégica, o seu potencial económico e aumentar visibilidade internacional, o Governo de Angola lançou, em2021, o concurso público internacional para a concessão da gestão, exploração e manutenção do Corredor do Lobito, tendo usado várias peças de comunicação, por via de uma ambiciosa estratégia de relações públicas.

Estratégia
Com um imenso potencial por se explorar, a estratégia de comunicação visou colocar a infra-estrutura no lugar a que muito estava destinada: nos olhares dos maiores gestores de infra-estruturas e investidores do mundo.

A estratégia integrada, composta por acções de relacionamento institucional a vários níveis do Governo de Angola, contou igualmente com várias acções de comunicação desenvolvidas pela equipa de relações públicas.

Desenvolvemos e distribuímos conteúdos capazes de estimular os jornalistas a noticiarem sobre as grandes potencialidades da infra-estrutura.

Foram criados conteúdos que colocaram o interesse no Corredor como alavanca para o comércio e plataformas logísticas de Angola e dos países da região, promovendo a integração dos mesmos.

Algumas peças desenvolvidas:
·      Produção de filme histórico sobre o Corredor do Lobito, elencando as grandes vantagens e as capacidades logísticas que o mesmo já demonstrou nos anos mais idos e as previsões após a sua reabilitação.

·      Sendo um segmento bastante específico, foram igualmente estabelecidos contactos com publicações estrangeiras especializadas o que resultou na publicação de conteúdos noticiosos e entrevistas em sites de especialidade internacionais.

·      Realização de um webinar de qualidade com gestores e investidores internacionais do sector.

Fases da Implementação:
·     Publicação de artigos e notícias na media internacional
·     Evento de lançamento do concurso
·    Encontros com os media
·     Webinar de prospecção com empresas internacionais

Impacto
Todas as acções estratégicas desenvolvidas para a divulgação resultaram num aumento da visibilidade do Corredor do Lobito, tendo potenciado um concorrido concurso, vencido pelo consórcio que integra as empresas multinacionais Trafigura, Vecturis e Mota Engil.

Após a assinatura do contrato com o consórcio vencedor e das fases seguintes, várias iniciativas foram surgindo e foi aumentando a relevância do Corredor do Lobito. Uma delas é o memorando de entendimento assinado entre Angola, Estados Unidos da América e a União Europeia para a dinamização e expansão da infra-estrutura.

Após várias acções de apresentação e de comunicação sobre as potencialidades do Corredor do Lobito, a infra-estrutura tem recebido a atenção e investimento de vários players internacionais.