Criado em 2007, o BDA é um banco distinto, especializado no apoio ao desenvolvimento de Angola. É uma instituição financeira pública criada ao abrigo do Decreto 37/06 de Julho de 2006, com o objectivo de apoiar o crescimento económico sustentado do país.
A Instituição está orientada para o aumento da riqueza nacional, a melhoria contínua do bem-estar das populações e a construção e consolidação da economia do país.
Nesta perspectiva, o BDA constitui-se num instrumento privilegiado para o financiamento do desenvolvimento da economia nacional à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social do Governo e da Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Longo Prazo.
Desde os primeiros contactos com o Banco, percebeu-se que a Instituição ou o seu trabalho eram pouco conhecidos pelos fazedores de opinião (opinion makers e jornalistas) e pelo público em geral. Era necessário dar a conhecer-se e comunicar mais sobre o seu papel estratégico para o desenvolvimento sustentável dos vários sectores da nossa economia.
Desafio
O ano de 2017 foi de grande desafio para o BDA, originado por uma grande crise de imagem, na sequência de uma série de notícias publicadas sobre uma eventual falência técnica da instituição, por conta do elevado número de crédito mal-parado registado.
Com um trabalho e impacto que era percebido mais pelo target directo: empresários, foi necessário dar a conhecer à população em geral o trabalho que o Banco desenvolvia.
As acções de comunicação desenvolvidas foram fundamentais para se divulgar as acções positivas desenvolvidas pelo Banco.
Estratégia
Para este objectivo e fugindo da habitual campanha publicitária tradicional, decidiu-se dar visibilidade positiva ao Banco por via de acções ou com conteúdos jornalísticos, tendo sido definida uma estratégia integrada de comunicação que espelhasse a grande estratégia do Banco para cumprir a sua missão: potencializar o desenvolvimento integrado de Angola.
A estratégia, perante as notícias sobre a carteira de crédito, foi estimular o interesse jornalístico, mostrando, com números e projectos realizados, vários casos de sucesso de empresários financiados pelo Banco e que estavam a contribuir para o desenvolvimento de Angola, criando empregos e renda nas localidades onde estavam inseridos.
A amostra de projectos inspiradores teve como foco empresas de referência nas províncias do Kwanza Sul, Benguela e Huíla.
Adicionalmente, foi realizada uma conferência empresarial que reuniu vários stakeholders e que marcou a celebração dos 10 anos de existência do Banco. A mesma foi marcada também pela apresentação do relatório de impacto que documenta as actividadedes envolvida pelo BDA nos 10 anos de existência e são referenciados vários projectos bem-sucedidos no sector empresarial.
Algumas peças desenvolvidas:
· Criação de conteúdos que despertaram o contributo do Banco na diversificação na economia
· Documentário sobre projectos de grande sucesso
· Publicação de conteúdos noticiosos e entrevistas em jornais de especialidade
Fases da Implementação
· Publicação de artigos de opinião e notícias na média
· Realização do Evento de 10 anos
· Publicação do Livro sobre os 10 anos onde são relatados casos de sucesso
Impacto
Ao longo do tempo foi visível a redução de notícias negativas, o surgimento de mais conteúdos positivos sobre o Banco e mais conhecimento do trabalho que o Banco vem desenvolvendo.
Marcou também a abertura de uma fase de maior comunicação do Instituição sobre a sua missão e a contribuição dada para o desenvolvimento de Angola.