No início de Abril, a ISENTA recebeu os três primeiros estagiários em assessoria de comunicação, no âmbito de um convénio com universidades angolanas. Durante dois meses, os estudantes acompanharam o dia-a-dia de um profissional de relações públicas e assessoria de imprensa e receberam formação sobre produção de conteúdos.
Das salas de aulas para o mundo da assessoria de imprensa, Teresa António, Kieza Vitangui e Adilson Maurício viveram passo a passo a azáfama e entusiasmo com que toda a equipa da ISENTA desempenha o seu trabalho. A partir de 8 de Abril, os três estudantes do 4º ano do curso de Língua Portuguesa e Comunicação da Universidade Metodista de Angola (UMA) passaram para a prática conhecimentos até então confinados aos manuais académicos.
Para Teresa António, “o estágio foi muito produtivo e enriquecedor, já que permitiu solidificar e ampliar o conhecimento sobre comunicação institucional que adquirimos na universidade”. “Desde o meu primeiro dia até à data, a proatividade e fraternidade foram as características com maior destaque entre os colegas, que me deram orientações importantes para entender o posicionamento do cliente, definir objectivos, segmentar o público-alvo, definir canais, estabelecer cronogramas e analisar os resultados”, comenta.
Kieza Vitangui também faz um balanço positivo. “Durante o estágio, desenvolvi habilidades de organização de eventos e contacto com jornalistas e veículos de comunicação, aprendi a monitorar as notícias na rádio, TV e portais online, a criar estratégias através dos planos de comunicação, e a interagir com diferentes públicos, incluindo clientes”, testemunha. Ao mesmo tempo, indica, “a experiência proporcionou um entendimento mais profundo sobre o papel da assessoria de imprensa e das Relações-Públicas no fortalecimento da reputação e da imagem das empresas no mercado”.
Para além dos pontos indicados pelas suas colegas, Adilson Maurício destaca os desafios pessoais que o estágio o fez enfrentar. “Durante a preparação das acções, tive que superar o receio de falar com pessoas que não conhecia. Penso que devemos aproveitar estas oportunidades para aperfeiçoarmos o nosso relacionamento interpessoal,criar vínculos, quebrar medos pessoais e estar abertos às orientações dos profissionais que, com a sua experiência, nos ajudam a entender este mundo da assessoria”, indica.
A experiência de dois meses,prestes a terminar, foi possível graças a um convénio entre a ISENTA e a UMA,que abriu portas à profissionalização dos futuros comunicadores e profissionais de Relações Públicas. Segundo Flávio Neto, administrador da agência de comunicação e coordenador do programa de estágios,“o programa de estágios permite que, além das abordagens sobre os vários temas de comunicação, os estagiários vivam o dia-a-dia de uma agência, observem e apliquem na prática as melhores técnicas e tácticas da assessoria de imprensa e das relações públicas, permitindo-lhes encurtar tempo na jornada do saber fazer”.
Como explicou, “o processo envolve a partilha de conhecimentos e não se limita a transmitir as competências técnicas, mas também indicar que o caminho para se ser bom profissional é fruto de muita leitura, atitude,conhecimento geral sobre vários temas e nunca esquecer as questões éticas”.
O programa de estágios da ISENTA receberá proximamente novos estudantes e deverá alargar-se a outras instituições do ensino superior do país, no quadro da política de responsabilidade social da empresa e do compromisso para a contribuição na formação de qualidade dos próximos profissionais de relações públicas.